Porquinho da India

Nome comum: Preá ou porquinho da índia
Nome científico - "Cavia Parcellus"
Ordem: Rodentia
Nome em inglês: guinea pigs
Família: Cavidae
Espécie: Cavia porcellus, Cavia aperea, Cavia cobaio.
Peso ao nascer: 75 a 100 gramas
Tamanho: de 25 a 30 cm quando adultos.
Peso adulto: variando entre 800 g e 1,5 Kg.
Origem: regiões sul e sudeste do Brasil, Argentina e Paraguai.
Hábitos: basicamente nocturnos.
Tempo de vida - 4 anos, em média (7 no máximo)
Maturidade sexual - 4-6 semanas
Ciclo de ovulação - em média 16 dias
Período de gestação - 62 dias (2 meses)
Filhotes por parto - de 2 a 3, em média, podendo chegar a 6
Tamanho ao nascer - 7,5 cm
Aos descuidados, o porquinho-da-índia seria simplesmente um porco pequeno oriundo da Índia. Nada mais equivocado. O que leva esse animal dócil a ter esse nome é a leve semelhança com o porco e a confusão de Américo Vespúcio - a mesma que levou os índios a terem esse nome, embora, como sabemos, não sejam da Índia.
Na verdade, enquanto os porcos pertencem à ordem dos Ungulados (mamíferos cujos dedos ou patas são providos de casco), os porquinhos-da-índia são da ordem dos Roedores. E qual seria a verdadeira origem desse animal? Palmas para quem respondeu América.
Comportamento
O porquinho-da-índia apresenta um bom temperamento, sociabilidade, não agressividade e facilidade de manejo e é considerado uma excelente opção como animal de estimação para crianças. Ao contrário de outros roedores, não é bom saltador ou escalador. Além disso, é um animal lento, fácil de ser apanhado. É muito curioso e se torna amigo de seu dono.
Em jaulas ou viveiros, podem viver pacificamente em grande número, desde que a quantidade de machos seja pequena. Pequenos grupos, quando criados juntos desde pequenos, se tornam grandes amigos.

Alimentação
Esses animais devem ser alimentados com ração de coelho, feno ou capim, legumes e frutas frescas, especialmente brócolos e couve-flor, por sua quantidade de vitamina C, essencial para o porquinho-da-índia. Cenouras, vagens de ervilha e ervas também são boas.

Alojamento
As gaiolas para porquinho-da-índia precisam ter pelo menos 25cm de altura, para que ele não fuja. É preciso, também, fornecer espaço suficiente para ele se exercitar. Mas, principalmente, é necessário haver uma boa ventilação - por esse motivo, aquários não são indicados.

Reprodução
A reprodução dos porquinhos-da-índia é bastante semelhante, em alguns aspectos, à dos hamsters. Ficam maduros sexualmente um pouco antes do final do primeiro mês. Contudo, o sensato é esperar até o terceiro ou quarto mês de vida para reprodução. Não se pode acasalar as fêmeas depois do sétimo mês de gravidez, por trazer dificuldades na hora do parto.
A gestação dura 62 dias. Os filhotes nascem de olhos abertos, já seguem a mãe por todo o lado em algumas horas e comem alimentos sólidos no primeiro dia. Os filhotes desmamam com 3 semanas e, ao término da quarta semana, devem ser separados dos pais por sexo, para evitar uma gravidez indesejada.
Incrivelmente, a fêmea pode acasalar logo após ter dado a luz.

Filhotes
O período de amamentação varia entre dez a vinte dias e a desmama se dá entre catorze e vinte e um dias.
Se avaliarmos que uma fêmea possui apenas duas mamas abdominais, quando o número de crias é de dois, três ou quatro, a desmama pode dar-se aos vinte dias, mas se o número de filhotes dor maior, é conveniente deixá-los com a mãe até mais ou menos trinta dias. Mas, é importante não ultrapassar este tempo, pois nessa idade os dentes dos filhotes já estão em desenvolvimento, podendo machucar as mamas da mãe.
Os filhotes nascem, em média, com 75 a 100 gramas e quando são desmamados pesam entre 200 e 250 gramas. Com oito ou nove meses eles alcançam seu completo desenvolvimento atingindo 500 a 600 gramas. Quando os animais são seleccionados podem chegar até 1,5 kg.
Esta rapidez no crescimento é explicada principalmente pela riqueza do leite que é rico em proteínas e gorduras. Além do leite, os filhotes com apenas três dias de vida já se alimentam a base de vegetais, ricos em vitamina C.

Doenças
Os porquinhos-da-índia são animais resistentes às doenças porém, é muito importante fazer exame periódico verificando o aspecto e a sanidade dos animais. Muitas das doenças provem do manejo errado: da falta de higiene nos alojamentos, superpopulação, ambientes com pouca ventilação ou temperaturas elevadas, correntes de ar e ainda alimentação inadequada. A melhor prevenção é conservando as instalações limpas, bem ventiladas e fazer a verificação periódica nos animais, afastando também certos males como piolho, sarna e vermes. Não esquecer de colocar em quarentena qualquer novo animal introduzido na criação e manter uma alimentação fresca e balanceada. Normalmente quando o animal está doente ele se torna triste e seus pêlos ficam secos e arrepiados.