Coelho Anão

Nome Comum: Coelho anão
Nome científico: Oryctolagus cuniculus
Classe: Mammalia
Ordem: Lagomorpha
Família: Leporidae
Género: Oryctolagus
Origem: Europa, Mediterrâneo oriental e norte da África.

Tamanho: 4 vezes menor que as outras raças. Pesam entre 600 g e 1,5 Kg.
Hábitos: nocturnos, porém em cativeiro adaptam-se bem ao dia.

O coelho anão é uma miniatura de coelho. O anão holandês é uma raça bastante recente e é proveniente da Holanda, surgindo em 1947. A sua origem é um pouco incerta, diz-se que o coelho anão é o resultado dum cruzamento entre um pequeno coelho selvagem e o Dapper Polish. O Dapper era uma raça bastante popular antes da segunda Guerra Mundial.

O coelho anão foi bastante aperfeiçoado antes de ser exportado para a Inglaterra. Só em 1969 é que este animal foi visto em exposições nos Estados Unidos.
O Coelho Anão, é um excelente animal de estimação, não faz barulho, o seu pêlo não têm cheiro. O custo para mantê-los é muito baixo e são mansos e carinhosos, se tornando excelentes companhias para as crianças.

Manutenção

A Jaula deve dispor de espaço para se esticarem em todo seu comprimento, e alta o suficiente para que ele possa sentar sobre suas patas traseiras. Evite correntes de ar e locais húmidos. A nível da limpeza da gaiola, pode-se colocar no fundo material próprio. Estes ne
cessitam de ser trocados com regularidade nunca se esquecendo de lavar a base a fim de evitar o aparecimento de doenças. Para a comida deve-se utilizar um comedouro em barro ou em louça. Para a água existem biberões próprios. Os coelhos gostam de dormir dentro de casinhas. Existem também alguns brinquedos para eles.
Alimentação
Existe no mercado alimentação própria para coelhos anões. À sua
ração diária convém adicionar legumes frescos. Diariamente pode dar, cenouras, couve, salsa e rebentos de aipo, milho, capim, talos de brócolos, agrião, rabanete, nabo, e alfafa. Evitar batatas e alface. Os vegetais, devem corresponder a 20 % da alimentação do animal.
Uma vez por semana deve-se dar pão torrado, é bom para o desgaste dos dentes. Pode-se também dar uma vez por semana um quarto de uma maça ou pêra. Durante a gestação deve-se dar um complemento de cálcio e vitaminas.
Deve-se dar feno diariamente.

Reprodução
A idade ideal para cruzar os coelhos anões orelhudos é por volta dos 8 meses. Os coelhos anões orelhudos estão quase sempre aptos a acasalar durante todo o ano. O acto da cobrição dura no máximo 15 segundos, depois do macho cobrir a fêmea este solta um pequeno grito e cai para o lado, esgotado. Se o acasalamento for feito numa gaiola, coloque sempre a fêmea na gaiola do macho e nunca o inverso.
As coelhas anãs orelhudas mudam um pouco o seu comportamento durante a gestação. Ao 6º dia de gestação coloque dentro da gaiola um ninho em madeira e palha (ela irá levar a palha para dentro do ninho). Quando se aproxima do fim da gestação as coelhas arrancam os pêlos da barriga e forram o ninho com estes.
Evite pegar na coelha durante a gestação. As coelhas dão à luz sozinhas.

Filhotes
Os coelhinhos nascem carecas, surdos e com os olhos fechados. Dormem todos juntos de modo a se manterem quentes. As mães dão de mamar 2 vezes por dia. Entre a 7º e o 11º dias as crias começam a abrir os olhos e no corpo começam a aparecer os primeiros pêlos.
Aos 15 dias começam a tentar sair do ninho no entanto continuam a mamar. Ao fim dum mês de vida estes começam a comer comida sólida. Muito movimento na infância é essencial para fortalecer os músculos, coração e pulmões.
Idade do desmame – Os coelhos anões orelhudos, são desmamados por volta dos 2 meses. No entanto a partir da 6ª semana a digestão e os hábitos intestinais já começam a estar adaptados a comida sólida.
Maturidade sexual – Os coelhos anões orelhudos atingem a maturidade sexual por volta das 12 semanas
Período de gestação – O período de gestação varia entre os 28 dias a 33 dias.
Número de ninhadas por ano – As coelhas anãs orelhudas podem ter 2 a 3 ninhadas por ano.
Número de crias – As coelhas anãs orelhudas tem em média 3 bebés por ninhada.
Vacinação e desparasitação – Os coelhos precisam de ser vacinados contra algumas doenças. Leve o seu coelhinho ao veterinário, para fazer um check-up, para ser desparasitado e vacinado.
Coloração: branco, cinza, preto, marrom, canela, entre inúmeras outras.
Manuseio: aceitam bem. Podem ser erguidos pelo dorso, apoiando as patas traseiras na mão. Nunca pegar ou levantar o coelho pelas orelhas.
Compatibilidade: Melhor mantê-los separados ou em casais. Fêmeas só devem ser mantidas juntas se acostumadas desde pequenas.
Cuidados e alertas
Não se deve colocar a gaiola em zonas de correntes de ar.
Tenha em atenção o crescimento dos dentes. Existem no nosso mercado materiais para ajudar a desgastar os dentes.