Chinchila

* NOME CIENTÍFICO: Chinchilla lanigera
* ORDEM: Roedores

* SUBORDEM: Simplice-dentate
* TRIBO: Hystricomorfhus ou Lagostomides
* FAMÍLIA: Chinchilidae
* GÊNERO: Chinchila

* ESPÉCIES:
Chinchila Lanígera
Chinchila Real
Chinchila Brevicaudata
* GESTAÇÃO: 111 dias
Nº DE FILHOTES: média de 2 filhotes

Nº DE CRIAS: 2 por ano
VIDA MÉDIA: 13 anos


Aparência Geral
As chinchilas são roedores que pesam entre 500 e 800 gr em adultos, as fêmeas são maiores do que os machos. As orelhas são compridas e arredondadas nas pontas. A cauda mede 8 a 15 cm e apresenta uma pelagem espetada, geralmente com
pêlo mais curto do que no resto do corpo. As patas traseiras são mais compridas do que as dianteiras, permitindo-lhes dar uma maior impulsão nos saltos.
O pêlo é sem dúvida uma das atracções na chinchila. A densidade da pelagem é de tal ordem, que chegam a crescer cerca de 60 fios por folículo. A cor original das chinchilas é acinzentada. Os fios são mais claros junto ao corpo e têm a ponta escura.
A Chinchila é um animal sociável e inteligente. Têm uma boa memória. São animais tímidos e é necessário algum tempo para ganhar a sua confiança. Quando confiam no dono, gostam de ser manuseadas e acaricia
das. As chinchilas não devem ser manuseadas por crianças sem maturidade suficiente para perceber o grau de sensibilidade destes animais.
As chinchilas são animais enérgicos e nocturnos. Na natureza preferem sair
à noite, quando a temperatura já arrefeceu. Em cativeiro, as chinchilas podem permanecer acordadas durante o dia, caso sejam estimuladas. As chinchilas vivem bem com temperaturas ambiente até 25ºC. A partir dos 30ºC, os donos devem tomar precauções.

Alimentação
A chinchila aprende e segue a rotina que lhe impuser. Dada a sua actividade nocturna, é aconselhável alimentá-las neste horário. Este roedor come basta
nte pouco, cerca de 30 gr diárias, não sendo por isso um animal dispendioso.
O alimento da chinchila deve ser rico em fibras. Seu cardápio constará de fibras constituído por feno, que pode ser de alfafa (o mais indicado pois ficará à disposição do animal numa separação que leva à jaula), palha de leguminosas ou pasto além de uva passa e maçã sem casca.
Deve recorrer a rações especiais para chinchilas à venda nas lojas de animais de estimação e sempre que possível providenciar um suplemento vitamínico (A, D e E).
Os restos de alimento serão retirados diariamente, pois azedam e mofam rapidamente, podendo ser a causa de múltiplas enfermidades.
A água deve ser limpa e fresca e estar à disposição do animal. Já existem no mercado bebedouros de bicos automáticos através dos quais a chinchila bebe a água, nas melhores condições, evitando a contaminação e molhar a gaiola. Lave os bebedouros uma vez por semana com água fervente e sem produtos químicos.

Higiene
As chinchilas são fáceis de manter. O seu pêlo é demasiado denso para poder apa
nhar parasitas externos. As pulgas e carraças ficam presas entre os pêlos e não conseguem chegar à pele, morrendo a meio do caminho.
Devido a estas características não se deve molhar o pêlo das chinchilas. O “banho” é feito com recurso a uma areia especial, carbonato de cálcio de modo a desengordurar, refrescar e dar brilho ao pêlo. A chinchila limpa o próprio pêlo esfregando-se nele. Para isso deve colocar cerca de 5 cm da areia especial num recipiente. O banho deve ser diário, preferencialmente de noite com a duração máxima de 30 minutos. Antes de lhe dar banho pela primeira vez aconselhe-se junto do veterinário ou de uma loja da especialidade.
As chinchilas renovam o pêlo de três em três meses, por isso é natural que encontre bolas de pêlo nessas alturas na gaiola.

As chinchilas têm um odor menos forte do que o dos ratos. Se a jaula for limpa semanalmente, o odor das chinchilas passa despercebido. O uso de substratos de qualidade ajuda a absorver o cheiro.
Alojamento
As gaiolas das chinchilas devem ser feitas de metal, uma vez que, como roedores, estes animais conseguem escapar de gaiolas em madeira ou plástico. O metal não deve ser pintado ou coberto com plástico, po
is a chinchila roê-lo-á. Para ajudar na limpeza, é aconselhável que a gaiola tenha um tabuleiro removível em baixo onde poderá facilmente limpar as fezes. Neste caso, pode usar jornal para forrar o fundo. Caso não tenha um tabuleiro removível, pode usar aparas de madeira como substrato, de preferência de pinho.
A gaiola deve ser colocada num sítio onde não receba luz directa do sol.
Um bebedouro e um comedouro são obrigatórios e devem, preferencialmente, estar presos às grades laterais, para evitar que a chinchila urine na comida e na bebida ou que entorne o conteúdo dos mesmos.
A gaiola deve ter uma roda de exercício própria para chinchila, que deverá rondar os 40 cm. As chinchilas devem ter acesso à roda desde pequenas, caso contrário podem não se habituar a andar nela.
Reprodução
A fêmea é maior que o macho, é mais agressiva e pesa mais. Aos seis meses de idade alcança sua maturidade sexual. O cio se apresenta cada 28 dias.
Pode ser coberta em qualquer época do ano ainda que os criadores indiquem qua a fertilidade é maior durante o inverno. O cio dura 5 dias.
O período de gestação é de 111 dias. Nos primeiros trinta dias de
prenhez, observa-se perda gradual de peso, 30 gramas aproximadamente. Ao segundo mês recupera o peso e inicia paulatinamente o aumento até 60 gramas sobre o peso inicial. No terceiro mês, o peso alcança 120 a 180 gramas e aproximadamente 10 dias antes do parto perdem novamente 30 gramas.
Outras mudanças fisiológicas são: turgidez e avermelhamento dos bicos das mamas, aumento da glândula mamária, inactividade, aumento de tamanho do abdómen. O parto ocorre durante as primeiras horas da manhã ou em plena noite, com a duração de uma hora ainda que possa prolongar-se até 24 horas.
A fêmea é receptiva ao macho, durante o cio e imediatamente após o parto, durante um período aproximado de 36 horas.
O macho convive pacificamente com a fêmea durante o parto, tanto que existe a possibilidade (e é frequente) de cobertura logo após o parto.

Filhotes
A média é de 2 filhotes por parto. Pode variar de 1 a 6, porem, em
partos com mais de 3 filhotes a mortalidade infantil é muito elevada. A chinchila nasce com olhos completamente abertos, em grande actividade, o corpo coberto totalmente de pele e pesa aproximadamente 30 a 60 gramas. Também nasce com a dentição completa: dois incisivos superiores, dois inferiores e oito molares em cada mandíbula, num total de 20 dentes.
Com três semanas, o recém-nascido pode mastigar e ingerir o alimento na forma de ração ou "pellets". Muitos criadores, durante a primeira semana, administram meia colher de aveia moída seca (crua). O desmame é completado entre 30 e 45 dias; nesta oportunidade as crias separam-se da mãe, colocando-se em jaulas individuais de acordo com o fim para o qual são seleccionadas, seja como reprodutores ou para pele. Alguns criadores mantêm as crias juntas numa mesma jaula, mas impreterivelmente, aos quatro meses, devem ser colocadas em jaulas individuais.